Tabelas nutricionais

Desde que ingressei no VP em 2003, passei a ter o hábito de ler a tabela nutricional dos produtos que compro, principalmente quando é algo que há tempos eu não consumo ou que eu nunca comprei antes.

Faço isso pelo seguinte:
1) Para saber calcular a pontuação do produto, com base na qtde de fibras, gorduras totais e calorias por porção;
2) Para avaliar a relação custo x benefício de consumir aquilo. Às vezes não é nada tão maravilhoso assim, ou tão necessário, que valha botar pra dentro uma qtde absurda de gorduras, por exemplo. Sem neuras, se eu quiser e resolver, vou comer sim, mas muitas vezes pensei direitinho e deixei ‘pra depois’. E passou!
3) Para comparar os valores nutricionais das marcas disponíveis na prateleira e, conforme as diferenças de preço, kcal, gorduras etc., avaliar qual vale mais a pena eu consumir;
4) Para verificar se a diferença entre o produto especial (diet, light) e o normal, em termos de kcal e gordura, vale a diferença de preço entre ambos. Muitas vezes, constatei que o diet ou light custava muito mais que o outro e a diferença calórica ou de gordura era mínima. Valendo a pena, então, comprar o normal e comer um pouco menos, o que não mata ninguém nem de raiva, nem de sentimento de sacrifício…rs

Um exemplo: geléia de goiaba. Pela tabela do VP 1 colher de sopa (rasa, né?) da normal vale 1 ponto.  Vale a pena comprar a  especial para poder valer zero a mesma porção? Só se eu fosse diabética e não pudesse mesmo consumir a normal. Mas não é o caso. Até o meu marido que é diabético tem autorização do médico p/ comer doce, moderadamente, claro.

Não sou uma neurótica que passa horas no supermercado avaliando tabelas, já faço isso bem naturalmente, dou aquela passada de olhos que é suficiente p/ ter a noção do que estou levando.

Há quem ache isso um saco. Mas sabe o que é? Se tudo que envolver atenção, algum esforço, alguma boa vontade, alguma mudança nos hábitos for encarado como ‘um saco’, a gente não melhora, não aprende, não faz as coisas de um jeito mais bacana e… não tem o resultado que deseja.

Então, é uma escolha que cabe a cada um fazer. Ou investe nas mudanças gradativas, algumas tão simples, ou continua fazendo tudo do mesmo jeito de antes.

Só que é o seguinte: quem percorre sempre o mesmo caminho, chega sempre no mesmo lugar.

Sacal mesmo é querer botar uma roupa e ela não fechar ou ficar péssima no corpo.  É se olhar no espelho e ter vontade de esmurrá-lo porque ele não mostra a imagem que desejamos ver.

É fazer exames médicos e ter palpitações até que o resultado saia, com medo do que o laboratório vai contar para você e para o médico, sabendo que fez por onde estar com o c_ na mão desse jeito. É querer dar um piquezinho p/pegar o ônibus e ver que vai ter que esperar o próximo mesmo… E por aí vai… cada um é que sabe onde o seu calo aperta né?

Estou aos poucos incluindo na lista de Links, na Categoria “QUALIDADE DE VIDA, ALIMENTAÇÃO, NUTRIÇÃO, SAÚDE ETC.” os endereços de alguns sites de Lanchonetes, Redes de Fast Food, Sorveteria etc. que informam a tabela nutricional dos seus produtos.

Já contei aqui várias vezes que antigamente eu não comia quase ‘comida de verdade’, no meu dia-a-dia. Chegava a passar uma quinzena sem consumir um prato de comida, era só lanchinho aqui, pizza ali, salgadinho, salsichão etc.

E era consumidora assídua dos produtos de Fast Foods. Muitas vezes no trabalho, em vez de almoçar, mandava vir um ‘Mc alguma coisa’ , um ‘Bobs qualquer’, sempre assim.

Desde 2003, isso passou a ser muito eventual. E não foi um sacrifício, uma imposição que me deu tristeza, não. Porque foi uma mudança feita aos poucos, por conscientização e por vontade forte de fazer acontecer o meu emagrecimento de forma tranquila, segura.

Não queria só um peso novo, como já disse aqui, simplesmente. Tinha objetivos, uma lista e tanto e ela só aumentava, a cada dia, pois quando a gente começa a entrar em contato com as nossas vontades/necessidades, elas começam a se manifestar, se forma na cabeça uma fila de coisas garantindo lugar ao sol, dizendo “ei, lembra de mim, eu sou aquela sua vontade de comprar um biquini” e a outra “ei, não me esquece, lembra que sempre teve loucura para voltar a andar de pedalinho sem a sensação de que ele vai tombar com o seu peso”…

Sabia finalmente que queria mudar pra valer.  E tudo é hábito. Se a gente vai deixando de repetir o tempo todo alguma coisa, ela vai deixando de ser hábito.

Muitas vezes, de lá pra cá, peguei a fila do Mc Donalds disposta a ‘hoje comer um lanche McCheddar sim, com tudo que tenho direito’ e, muito naturalmente, quase chegando a minha vez, olhar para o restaurante de comida a kg ao lado, ou para um outro tipo do outro lado e, com total sinceridade, constatar que estou mais a fim de outra coisa.

Isso porque jamais fui proibida de comer um lanche no McDonalds, o VP não proibe de nada, inclusive temos em um dos livrinhos a pontuação de alguns itens de lá.

O bacana de termos conhecimento da tabela nutricional é que ela nos faz pensar.  Quantas vezes avaliei, o quanto de comida diversificada, bonita, cheirosa, com qualidade e até mesmo contendo algum item mais calórico e/ou gorduroso no prato dá para comer e ainda esse prato ficar com pontuação igual ou até mais baixa do que de um McLanche, por exemplo! E aí, fica a escolha.

De repente, corro para o outro prato bacana. De repente, resolvo que hoje quero sim o Mc, mas de uma forma consciente, planejada e que será devidamente registrada, compensada no que for preciso e pronto.

Simples assim? Não. Isso é estudo e exercício, a gente vai exercitando isso aqui e ali, com interesse em estar no comando. E estando no comando, resolvemos para onde queremos virar o barquinho, com segurança e sabendo exatamente em que ponto vamos virá-lo de novo.

Eu acho que vale a pena. E vocÊs? Acham um saco olhar a tabela nutricional, comparar etc.? Podem falar… Eu já achei também, um dia, sim! 🙂

Andei sumidinha uns dias, por pura falta de tempo. Estou numa fase bem crítica no trabalho, muito mais coisas importantes para pensar e fazer do que tempo para concretizar, tenho trabalhado até mais tarde todos os dias, trazido trabalho para casa em alguns deles, mas está tudo sob controle.

E eu estou ótima, apesar de cansadinha. Gosto de ser assim, gosto de estar comprometida, de me dedicar a algo em que acredito e quando vejo a coisa tomando forma, quero é mais.

A alimentação está mais ou menos. Continuo demorando a sentir fome. Tenho almoçado geralmente um pouco mais tarde que o normal. Há dias em que tenho lanchado, não nego, mas tenho procurado fazê-lo de forma criteriosa, só em um dia eu acabei optando por um salgado ‘nada a ver’ em termos nutricionais e ‘tudo a ver’ só em termos de sabor…r

Mas quando vi que estava deixando de me alimentar direito, me forcei a ir comer ‘comida’ mesmo, com saladinha etc., do jeito que me satisfaz muito mais. Mesmo colocando, vez ou outra, um ‘purpurinado’ como alguns chamam, no meu prato.

Ontem levei um tombaço em casa, à noite, a dor foi tremenda, eu caí de quatro e achei que tinha estuporado o joelho, até chorei de dor na hora. Mas o incômodo maior passou, não me impediu de nada, trabalhei normalmente e já estou até andando sem mancar, ainda dói mas não é nada demais.

Só não deu para aproveitar o Cordão do Bola Preta hoje no início da noite no Centro, porque realmente estou cansada, e ia abusar do joelho, ainda não fiquei doida de vez.

Desejo a todos um lindo fim de semana,com muita paz e alegria.

MARILIA VITORIA, MINHA AMIGA QUERIDONA, PARABÉNS POR TUDO, MANDA VER AGORA, EU ESTOU NA TORCIDA, JÁ DEU TUDO CERTO!!!!!!

Beijos em todos!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

32 respostas para Tabelas nutricionais

  1. Vanessa disse:

    Oi Beth!!!

    eu também estou com esta ¨mania¨ de olhar a tabela nutricional dos alimentos… as calorias, o sódio, o glúten… acho que vale a pena dar essa policiada e evitar ferrar com a RA, né verdade!!

    hummm… dá uma raiva cair, né. Antes eu vivia caindo de madura… graças a Deus meu corpinho deu um tempo nesta parada, afinal, com 6 pinos e uma haste na coluna, e com o pé esquerdo sem funcionar direito, acho que já está de bom tamanho, não é mesmo. Hahahaha.

    beijussssss e ótimo final de semana (light) !!!

    http://www.vanessaorecomeco.blogspot.coom

  2. Leila disse:

    Oi Beth!
    faz tempo que não comento aqui, mas não deixo de ler seus post!
    Sobre a questão de tabela de calorias alimentos normais x alimentos light. Eu vi num programa de TV uma nutricionista falando sobre o assunto. E ela falou exatamento como vc, que às vezes o alimento pode ter menos gordura mas tem mais calorias ou vice e versa. E por experiência minha já persebi que alimentos light são ricos em sódio (quer dizer sal) que tbm são prejudiciais à saúde. Então nem sempre é proveitoso investir num alimento light ou diet, pois estará comprando gato por lebre, e em vez de estar fazendo bem para a saúde vai acabar prejudicando e nem vai ajudar no emagrecimento.
    Enfim, esse assunto gera muito debate! :o)
    Espero que seu joelho esteja melhor e que vc tenha feito compressa fria nele para não inchar. Cuidado, que foi numa bobeira dessa que eu estraguei meu joelho viu? Ela me incomoda há anos por uma queda não tratada!
    Fique com Deus,tenha um ótimo fim de semana!
    beijos

  3. Rogeria disse:

    Sim amiga tenho observado os rotulos mesmo porque os produtos especiais são mais caros e por vezes como vc falou a diferença é minima , vale apena comer um pouco menos e economizar um pouco mais kkkk!
    Bjus
    Ro

  4. Lela disse:

    Betinha,

    Confesso que já olhei mais os rótulos nutricionais; tem horas que me deixo levar pelo balcão light, sabendo que determinadas marcas são opção mais acertada por causa do rótulo verdinho…errado – quando se trata de saúde…

    Como não brinco carnaval, fico no descanso mesmo, e talvez ainda vá trabalhar no domingo…pode?

    Que susto o tombo, e joelho é uma parte sensível, graças a Deus: tudo bem*
    Tenta descansar mais nesses vias de folga; umas caminhadas pela praia…hâ?

    Beijus, miga

  5. Mari disse:

    Esse é um dos segredos dos VP. calcular calorias/gord.totais/fibras. Vira vício pra quem frequenta as reuniões dos vigilantes, no começo dá um desconforto, dps a gente acostuma. Pra quem quer emagrecer , não adianta fugir, precisamos ficar atenta a tudo.
    Melhoras pra vc, e cuidado com seu joelho, bjs bom final de semana.

  6. Andréica disse:

    Oi Beth a faxina foi feita, e tive que fazer outro blog…rsrsrsrsrs então te espero no meu novo blog!
    Amiga estou firme e forte… sinto até orgulho de mim
    http://deiacantelli.blog.uol.com.br/

  7. Magali disse:

    Beth, querida!!!
    Também criei a mania de olhar as informações nutricionais. Para mim é algo automático, aliás, adoro! E é verdade, muitas vezes não compensa levar o “Light” ou “Diet”, a redução calória e de gorduras (o que realmente nos interessa) muitas vezes é muito pequena.
    Perdi mais alguns quilinhos, vá ao meu blog para conferir, você vai gostar da novidade!!! =)
    Um beijo

  8. Fabíola disse:

    Olá,Beth.
    Eu não tenho essa mania pq não sei como faz o calculo, mas acho que se soubesse, faria direto…rs

    Bjs, querida!

  9. Paula disse:

    Oi Beth,

    tudo bem? espero que sim!

    essa semana tive que ir ao Rio novamente, entregar um documento que era urgente lá do meu serviço. Pensei muito em você, queria tanto te conhecer. Mas, infelizmente, agora eles bloquearam o acesso aos blogs e não consegui te avisar.

    Dessa vez consegui ir na praia. Fui na de Copacabana. Nossa, o Rio é muito lindo mesmo. Será que tem como você me mandar um e-mail com o seu e-mal?

    É que se isso acontecer novamente posso te mandar um e-mail e quem sabe eu consigo te ver ao vivo e a cores … rssss

    Obrigada !!! Espero que essa fase cheia de serviço passe logo, ninguém merece ficar até mais tarde no serviço, né?

    beijos !!!

  10. No começo é difícil ficar atento as tabelas, ficar lendo rótulos. Com o tempo a pessoa pega prática, como o seu caso, e rapidinho já consegue saber o que pode consumir. O negócio é não desistir, persistir sempre.

  11. sandra borges disse:

    Bom Dia (aqui nublado)
    Adorei seu post de hje li cada letrinha (realmente somos gemeas kkk) eu tb.gosto de olhar tudo no supermercado com muita atençáo.
    Sempre vale “perder um tempo” Obs, as calorias e ver se a vale a pena usar o diet ou light.
    Rompi com meu amado páo frances Melhor troquei por um menor e Integral no café da manhá.
    Mana Querida que susto qdo li que vc.caiu Amem seu anjo estava ao seu lado.
    Ontem a noite comentei com o Tuko esse final de semana a Beth se acaba (Cordão do Bola Preta ) Mas que bom que teve juizo e repousou,
    Bjs

  12. karina disse:

    Beth eu confesso acho um saco mas tenho olhado principalmente a questão do sódio e do carboidratos .

  13. NINI disse:

    Oi Beth gostei muito do artigo ! sabe que estou com vontade de ir ao Vigilantes? quem sabe me animo mais!!

  14. disse:

    Oi Beth Querida! Isso de ler tabela nutricional, prá mim, é como usar cinto de segurança: no começo era incômodo, hoje não consigo ir até a esquina sem. É tudo questão de hábito e esse eu faço questão de manter. Fico de olho tb nos corantes (se bem que tudo o que é colorido demais não pode ser bom). Enfim, já que não podemos viver totalmente sem produtos industrializados, melhor ter esse cuidado.
    Qto, à queda, tadinha! Espero que já esteja menos dolorida.
    Bjs e ótima semana prá vc.

  15. Jana disse:

    Sempre leio a tabela antes de comprar qualquer coisa. E me surpreendo muitas vezes comparando produtos light e comuns. As vezes o light não vale a pena, como é o caso do achocolatado para leite e a diferença de preço é absurda! Tem que ficar de olho mesmo. Bjs

  16. Nanda disse:

    Eu confesso que não leio as embalagens como deveria. Mas sabe um belo hábito que estou incorporando ao final do dia? Jogar…rs – Dá uma olhada nisso e vê se pode.´Será meu próximo game: http://www.youtube.com/watch?v=stsRhANhWhQ

  17. O que dizer de um post desse? Fiquei emocionada… comovida pela verdade! Me senti mais motivada e com vontade de encaminhar esse e-mail pra todos e foi o que fiz…
    Parabéns… somos frutos das nossas escolhas… e uma árvore ruim não pode dar fruto bom!!!
    Olho cada dia mais para os rótulos nutricionais… justamente para “domesticar” minha consciência sobre boa alimentação!!
    Você falou tudo!! Programar a alimentação!! É assim que faço… e muitas vezes me vejo “saindo da fila” e buscando algo melhor!
    A vida é assim, feita de escolhas… que chamamos de livre arbítrio… e o mais importante… é fazer consciente e não ficar se fazendo de coitada e pobre garota depois… é fazer e dizer fiz, errei, acertei… porque só cabe a mim escolher!!
    Parabéns, amei o post!!

  18. Cátia disse:

    Oi Beth, que saudade, espero que esteja tudo bem com você! As coisas por aqui estão mais ou menos…muitas oscilações de peso, também tenho que confessar, jaco algumas vezes… Falando no assunto com que começou o post, desde que começei minha R.A também tenho o “vício” de olhar na tabela dos produtos…não é por mal, mas quantos menos ingredientes que fazem mal tiver…melhor né?
    Beijo enorme querida, fique com Deus

  19. Cris disse:

    Oi, Beth! Tudo bem?

    A minha mania é com as validades, eu acho a coisa mais normal do mundo olhar a data de validade e calcular se vou consumir naquele prazo, mas já ouvi poucas e boas por isso, que sou fresca, que demoro para escolher, etc…se você é acostumada a olhar a tabela nutricional, isso é hábito, não tem esforço nenhum mesmo…

    Também estou cheia de trabalho, mas muito feliz por ver alguns projetos se realizando, e ansiosa por uma nova fase que está por vir.

    Cuida desse joelho!

    Bjs! Fica com Deus!

    • Beth disse:

      Também fico muito atenta às datas de validade, isso é essencial. Muitos estabelecimentos fazem grandes promoções de produtos, reduzem os preços significativamente, quando vou ver, é que a validade vai vencer em 2 ou 3 dias…
      Beijos!

  20. Elaine disse:

    Muito bacana mesmo ficar antenada na tabela dos alimentos. Eu já me acostumei a isso e não olho só calorias não. Minha~preocupação é com as gorduras e sódio, evito alimentos que tenham um teor muito alto desses componentes. Invisto mais em alimentos que tenham um equilibrio bacana, como fibras e ômega 3. Mas, claro, de vez em quando, a gente abre exceção. Ultimamente tenho reduzido muito o consumo de embutidos pela alta concentração de sódio, gorduras, nitritos e nitratos (conservantes).

    Deixei hoje no meu novo post um selinho com um presente pra você. Não citei nomes, mas gostaria que participasse.

    Beijocas

  21. Edite Lima disse:

    Oi Bete, concordo com vc. É fundamental olhar o rótulo dos alimentos. Temos que saber o que comemos. Gostei da suas sinceridade e como assume a sua determinação e disciplina para alcançar seu objetivo.É isso aí, vá em frente. Certa vez escrevi sobre isso no blog e alguns interpretaram como “neura”. Eu não considero assim e me policio tb.
    Li sobre o relato do seu tombo. Que bom que não foi nada tão grave. Eu não tive a mesma sorte. Está tudo relatado lá no meu blog. Dê uma passadinha lá e verá como fui infeliz durante uma caminhada fatídica. Um abraço.

  22. andrea disse:

    Oi Beth

    Leio tudo, e demoro pacas no mercado.Marido fica numa felidade, rsrsrs. Pergunta o que tanto eu leio nas caixas, pacotes e afins…
    Escolho sempre (ou quase) o que tem menos calorias por porção, menos sal, açúcar, menos corante… e acho que ajuda muito. A saúde agradece, rsrs.

    Cuida desse tombo. Vá a um hospital e pra ficar menos encucada, tire uma radiagrafia.
    Faz algumas semanas eu escorreguei e bati o antebraço com força no chão.
    Fiz o maior escândalo, mas como não havia quebrado né…. deixei.
    Até hoje sinto dor, não posso apoiar o cotovelo.
    E estou com medo de ir ao médico, pq certamente vou tomar uma enrabada!
    Semana que vem vou comentar a queda com a clínica pra ver se ela pede um raio-x, só pra desencargo…
    Vá ver isso.

    Querida, bom feriadão e curta bem esses dias.
    Beijos.

  23. Ana Paula disse:

    Também tive fases de não comer comida. Cresci em fast foods. Péssimo! Conheço pessoas que emagreceram só de substituir o fast food por restaurantes por kilo.

    Depois de uns meses a gente já aprende a identificar os produtos com menos gordura, menos sal, menos calorias. É quase automático. E claro que de vez em quando dá para deixar passar rsrsrs mas aí tem que valer muito a pena!

    Bom feriadão!

  24. Vanessa disse:

    Oi querida Beth !!!

    como vc está…

    passei para lhe desejar um maravilhoso feriado de Carnaval.

    beijusss, com carinho

    ps: estou conseguindo seguir a RA e emagrecer! Yupiiii!

    http://www.vanessaorecomeco.blogspot.com

  25. Renata disse:

    Bom dia, não te conhecia, amei te conhecer, que linda a sua história….
    Você será minha musa inspiradora…
    Beijos

    • bethrueda disse:

      Oi Renata, não consegui comentar no seu blog! Desejo muito sucesso viu? Força aí! Obrigada pela força que me dá também com este comentário tão incentivador. Beijos.

  26. Amiga, eu fico maluquinha com essas tabelas, é muito para minha cabeça… mas seria ideal se eu as usasse.
    Como vc está, está sumida.
    Como vai o Carnaval ai no Rio, deve estar uma maravilha.
    Eu continuo na luta, comendo bem durante a semana e mal aos fins de semana e feriados.
    LUTA VIU

  27. Vanessa disse:

    Oieeee Gatona!!!!
    Tudo certinho com você? Nossa perdão não vir te visitar antes, to numa correria, que só Deus sabe, e hoje to tendo um tempinho por causa do carnaval, apesar de ter trabalhado hoje também, sobrou tempo \o/ .

    Eu tb tenho o costume de ler as embalagens, na verdade sempre li, mais não me importava a gulodice falava mais alto. mais hoje estou me controlando melhor, acho que estou mais focada no que eu quero, e depois de ralar muito no mês passado, eliminei 5kg \o/ …
    Eu já nem como mais Mc , na realidade acho que nunca curti muito esses lanches, eu prefiro comida, suco, salada, e não tenho mais receio de sair pra comer fora, pois não sinto mais necessidade dessas culoseimas, a unica coisa que não abro mão é de um quadradinho de chocolate, se tirarem isso de mim eu morro rsrsrrs

    bom Beth espero que tenha curtido bastante o carnaval, e que seu restinho de semana seja maravilhoso assim como você beijinho no ♥

  28. Fernanda disse:

    Conheci seu blog hoje, nooossa vc realamente eh uma vencedora e um exemplo!
    Parabens!

  29. Walquiria disse:

    Oi amiga, como foi o carnaval, vc também anda sumidinha de seu blog, assim como eu!

  30. Cadê a minha amiga gatona???
    Faz uma falta ler seus posts…
    Saudades…

    Um beijão!
    Paty Roberta

Deixe um comentário

