Eu sou uma E.T.

Isso foi sentenciado, há alguns anos, pela queridíssima amiga Lalá Dantas, que (Eba!) voltou a blogar, seja muito bem-vinda amiguinha! Tudo porque, definitivamente, detesto chocolate e não adianta vir com formas, receitas etc. diferentes, não gosto, não quero.

São 54 anos de vida e quase isso ouvindo e tendo que responder a coisas como:
– mas não gosta mesmo, ou é para não engordar? Não, eu não gosto mesmo…
– mas não gosta mesmo, ou é diabética? Não sou diabética, eu apenas não gosto mesmo…
– mas … e o chocolate branco?  Não é preconceito de cor, eu não gosto mesmo, pode ser até verde (e já me trouxeram um chocolate verde da Suiça, há muitos anos, ARGH!).
– ahhh mas você ainda não provou o bolo que a minha tia faz..! Desculpe a titia, mas não vou provar, não gosto mesmo….
– ah, eu também não ‘ligo muito’, mas como uma vez ou outra… Não, no meu caso não é ‘não ligar muito’, é detestar, é não comer nunca.
E mais outras coisas, isso é normal, já me acostumei, cresci recebendo esses questionamentos e os olhares de espanto.

Jamais gostei. Mamãe dizia que eu ainda era  muito pequenininha quando tentou me dar um pedacinho pequeno, ao botar na minha boca eu fiz careta, cuspi, odiei e nunca mais gostei.

Sim, eu já provei mil vezes, de todo tipo. Não, não e não. Acho ruim, péssimo, horroroso. Ganho de INIMIGO oculto nas brincadeiras de fim de ano. Porque amigo que me conhece não me dá chocolate, não é doido! 🙂

Mais de uma vez, me falaram: Beth, você com a reeducação alimentar aprendeu a comer tanta coisa! Legumes, verduras… um monte de coisas que você detestou por 50 anos, tinha até nojo! E agora come quase tudo com prazer, com boa vontade! Por que não aprendeu a comer chocolate?

A resposta é simples: introduzir legumes, verduras, mais algumas frutas que antes não gostava ao meu cardápio significava passar a me nutrir mais adequadamente, para emagrecer com saúde, sem maiores riscos. Significava abrir meu leque de opções para montar meus pratos, ainda mais que eu como na rua todos os dias úteis e muitas vezes nos finais de semana. Significava ampliar meu cardápio, para torná-lo menos repetitivo, o que me ajudaria a diversificar muito e não enjoar.

O que mais vejo é gente reclamando que ‘não aguenta mais comer frango grelhado com alface’. Na maior parte dos casos que acompanho, come só isso quem realmente não se dispõe a mudar, a se aprimorar, a investir em uma nutrição mais variada, colorida, gostosa. Então, fica na mesmice, claro que enjoa, claro que ninguém aguenta viver de um ou dois tipos de folha, rodelas de tomate e um grelhado sem graça.

Quando meu cardápio era restrito por eu não aceitar comer muitas coisas que me fariam bem, eu tinha uma dificuldade tremenda em me alimentar quando resolvia emagrecer. E ficava muito mais fácil detonar tudo, voltar ao oba-oba de antes.

Trouxe uma infinidade de itens para o meu dia-a-dia, mas não trouxe o chocolate. Por que? Porque eu trouxe o que me agregaria positivamente. Por que investir em algo que só me traria mais gordura? Porque me forçar a acostumar com um sabor que hoje não me dá prazer algum, muito pelo contrário?

Por que trazer para a minha vida algo que não quero que permaneça, pois não me favorece? Só isso.

Então, quando o povo fala fissurado do chocolate da Páscoa, e eu digo algo como ‘não se exceda’, fica chato, pois quem está falando é uma E.T. que não gosta de chocolate, portanto ‘nem sabe o que está dizendo, nem sabe o que a outra pessoa está sentindo etc.’.

Não sei, mas imagino. Porque não gosto de chocolate, mas gosto de um monte de outras coisas que, se eu não comer eventualmente e mesmo assim com moderação, me levam para os píncaros da obesidade num piscar de olhos, é só vacilar. Coisas que como virando os olhinhos.

A Páscoa tem a tradição dos ovos, imagino sim como isso é irresistível para tanta gente, a maioria. Porém,ovo é de chocolate. Chocolate existe o ano todo, em todo canto, compra-se em qualquer esquina, de todo tipo, recheado ou não etc. E quem gosta, estando ou não em processo de emagrecimento, come. Uns comem mais, outros menos, nesta época. Mas comem.

Aí, eu fico aqui encucada, perguntando: se chocolate é algo que a pessoa come o ano inteirinho, há quem reclame toda semana que sucumbiu a um chocolatezinho, ou chocolatão… porque na Páscoa essa fissura toda como se fosse algo que não se vê o resto do ano? É o formato? O papel colorido e brihante?

Não, não estou de sacanagem. Meu filho adorava, sempre. Sempre ganhou vários ovos, bombons etc. até que cresceu, continuou ganhando em menor quantidade, claro, até que passou a ter intolerância a lactose e se comer/beber algo com lactose passa mal. Instantaneamente, sem sofrimento algum, deixou de querer ganhar ovo na Páscoa. Já tentei comprar o que é com leite de soja, mas ele não quer, diz que não precisa, que é bobagem. E eu aqui pensando no que vou dar a ele, talvez um livro, já que é fissurado em leitura.

Minha filhota ama chocolate, inclusive a mãe dela faz uns que segundo ela são fantásticos, mas disse que este ano nem sabe se vai querer ganhar chocolate ou se vai preferir uma outra coisa (por exemplo uma roupa…).

O marido ama, mas se ganhar um chocolatinho fica feliz, o que ele quer mesmo ganhar é uma camisa do Flamengo, uma polo que o Luxemburgo usa muito e que ele adorou, eu até já vi na loja e vou comprar.

E eu, obviamente, quando criança ganhava coelhinho de pelúcia com balinhas penduradas, coisas assim, depois que cresci passei a ganhar um presente, sempre algo legalzinho.

Mas isso sou eu e cada um é um, vamos respeitar sim. Então, posso dar a dica? Comam chocolate sim, se gostam tanto. Mas comam um só! Se iriam comer mais, troquem os demais por outra coisa que enfeite, por exemplo uma roupa, um calçado, uma bolsa, uma maquiagem legal, um perfume, um outro acessório… algo que deixe vocês ainda mais charmosas(os), elegantes, cheirosas(os). Algo que não cause espinhas no rosto, peso extra na balança, banhas pulando na roupa… Será que não vale a pena?

Ah, gente, não faz essa cara para mim não, falei na boa!!!! 🙂

A semana corre bem. O fim de semana foi ótimo, aproveitei bem, curti praia, fui a festa infantil (e me comportei bonitinha, apreciando alguns salgadinhos e doces, mas sem excessos)  e descansei. A alimentação está uma belezura, dá gosto. O apetite está reduzido e bem exigente, o que ajuda muito. Mesmo com a TPM bombando, está tudo nos eixos. Que bom. O resultado disso? Calma… é um dia de cada vez e eu plantei direitinho cada banha extra que voltou a habitar este corpo, agora tenho que ter paciência para que cada pedacinho dela se vá. Estou na boa.

Só trabalho até amanhã e depois, férias, emendadas com o feriadão. Nem preciso dizer que estou contando as horas!

Desejo a todos uma ótima continuação de semana, durante o feriado apareço por aqui. Bejioca

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

29 respostas para Eu sou uma E.T.

  1. Bruxa do 203 disse:

    Eu queria não gostar de chocolate. Acho tão bonito isso. rsrs mas sou chocólatra, um horror! E como todo viciado, nem me importo com qualidade, até os de 1,99 servem!!!!

    Essa corrida pelos ovos de Páscoa é que não entendo. São os mesmos chocolates do ano todo, só que mais caros.

    Bom feriadão!

  2. Vanessa disse:

    Oi Beth!!!

    e eu aqui… só pensando quais chocolates e seus recheios que quero comer… hummm… morango… bicho de pé… avelã… maracuja… meio amargo…. ai, ai, ai…

    não tem como explicar, mas que dá um certo fogo no rabo de querer comer chocolates diferentes nesta data… ahhh, dá… rsss… fazer o quê….

    e vc, hein querida. Seguindo firme na RA… parabéns!!!

    aproveite o máximo o feriadão e claro, as férias!!!

    beijussssss, e ótima semana light!

  3. Micha disse:

    sortuda…queria eu não gostar de chocolate…
    e as pessoas tem mania de querer q todos sejam iguais, né? não tenho saco pra isos, não…
    aff

    /(,”)\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  4. fabi disse:

    Oi querida!!Não te considero uma E.T! Simplesmente você não gosta de algo, como tanta gente não gosta de qualquer outra coisa…eu por exemplo,não coloco bife de fígado na boca de jeito nenhum, ui só de falar chego a sentir o gosto ruim…
    E se pensarmos bem, tem a ver o que falaste sobre a Páscoaxchocolates viu, é uma questão de ponto de vista!
    Beijos,tudo de bom!!

  5. Isa Lindote disse:

    Lembrei muito da sensação que tenho quando me oferecem qualquer outro doce que não seja chocolate. Não curto geléias, compotas, doce de leite e afins, inclusive tortas lindas com chantilly, frutas, cremes, caramelos… detesto doce com gosto de açúcar. Só gosto de chocolate, rs. E já me perguntaram porque eu não provo, não experimento algo novo. E eu respondo “Para quê?”. Se cheguei à obesidade mórbida sem comer tudo isso, para que tentar? Bjs, Beth, e boas férias!

  6. teresinha disse:

    Olá, Beth, acho que você tem uma grande sorte por não gostar do chocolate, tenho uma sobrinha que não gosta de doce em absoluto, que bom né? Eu tenho a osrte que não gosto de gordura, e acho bom demais. Disfrute o seu feriado e parabéns por estar fazendo tudo bem.

    Um abraço

  7. Taty Carioka disse:

    Beth Maravilhosa!

    Vc não é um ET!

    Tem gente que não curte leite,banana,mamão…acho totalmente normal vc não gostar de chocolate!
    Pq vc tem que ser obrigada a gostar de chocolate?
    Ai meus sais!

    Biju detestava massas!
    Fazia pra gente numa boa…mas nem chegava perto!

    Amiga,to animada viu
    Voltar a estudar
    Dá um pouco de “medinho”,mas vou encarar numa boa!

    Beijaum

  8. Andrea disse:

    Oi Beth!!
    Vim te abraçar e agradecer tanto carinho.
    Continuo preocupada sim com nossa saúde, minha e do filhote. Mas estamos bem e vou desencanar até a próxima consulta.
    Lógico que não vou esperar 6 meses nem a pau.
    Mês que vem já tô marcando consulta. Se sentir algo, marco antes.

    Mudando de assunto: sei que vc não come feijão, mas acho que deixar passar essa que vc detesta chocolate.
    Vc não é ET, é que chocolate é um vício pra muita gente e as pessoas (principalmente os viciados) acham estranho. Tão normal…
    Faz 4 meses que aboli de vez a carne vermelha e tem gente que acha estranho quando eu digo.
    Super normal…. Comi durante 38 anos e parei. Foi uma opção e hoje vejo que eu comia por comer, pq nem era assim tão fissurada.
    Agora frango… se deixar eu como todo dia e acho o filé de frango a coisa mais gostosa do mundo.
    Preparo de várias maneiras e adoro todas. Não perde a graça nunca, rsrs.

    Vou comer um chocolate nessa páscoa, mas só um.
    É verdade, chocolate tem sempre e não é pq é páscoa que preciso comer um kilo de uma vez pra ficar me lamentando depois que engordei. Aff. Acho o fim.
    Vc vai ver segunda feira… só meninas reclamando que se entupiram de chocolate, rsrs.

    Aquele post anterior, da tiazinha fazendo exercícios eu também recebi.
    Dá vergonha mesmo de reclamar da moleza… ela naquela idade faz aquilo tudo. Se eu fizer, me quebro toda, rsrs.

    Querida, bom feriado, boa páscoa e sejam dias muito bons!
    BEIJOSSSS.

  9. Giovana disse:

    Passando pra desejar um ótimo feriado e uma Feliz Páscoa!
    Bjim

  10. Walquiria disse:

    Beth, que inveja, gostaria de detestar chocolates, pior, as filhotas pelo jeito amam comer chocolates, até a pequena. Beijos, boa páscoa!

  11. Luna disse:

    Confesso que como com os olhos, por isso me encanta ver um monte de ovos, abrir o ovo, aquele ritual de tirar o papelzinho laminado… Também tem o coelhinho, começar comendo a orelhinha, credo, é bão demais… Pra mim, lembra mt a infância, é nostálgico, assim não é só o comer chocolate, mas tem todo o contexto (claro, isso variando pra cada pessoa)… Também tem o fato de hj em dia ter mts tipos de ovos, com mts misturas de sabores, por exemplo, o ovo prestígio, o ouro branco, o charge… não são simples chocolates, são obras primas da gastronomia… ahahahaha… onde moro não tem chocolate assim o ano inteiro não, só ao leite, branco, aquele básico que já estamos acostumadas a ver sempre… por isso que eu fico louca de ver os ovos tbm, pq é mt variedade que nem sei o q escolher… Eu vejo como uma bênção não gostar de chocolate, pq é das coisas mais viciantes que existem… Tu tem mt sorte, Beth!!!

  12. Alaide disse:

    Oi querida! não te acho um ET!! o et e feio vc é linda!!!! so acho diferente e q eu nunca vi nínguem q não goste de chocolate foi a primeira vez por isso fiquei perplexa!,eu gosto de chocolate mais não sou fanática como um dois no máximo e quero fazer bonito para mim mesmo afinal to mereceno ficar bem,chocolate vai existir todos os dias se eu ganhar vou me propor comer um so e de vez em quando ,firme pq merecemos!!!!

    • Beth disse:

      Ah Lalá, eu sei, é que você me chama de ET de um jeito tão bonitinho, me chama de ETEZINHA lembra? kkkkkk Não considero crítica, acho bonito e sempre me lembro de você quando digo a alguém que não gosto. Beijos amore!

  13. Jana disse:

    Sabia que hoje mesmo, em Porto Alegre, tava pensando nisso? “Como será a Páscoa da Beth?” hehehehehe. Pronto. Tá respondido.
    Aqui estamos em um projeto Páscoa-chocolate-zero. Eu gosto, mas sinceramente, não adoro. Então dá para passar sem com tranquilidade.

    Será que a gente se encontra nesse feriado (meu aniversário)?????? Bjs

    • Beth disse:

      Meuuuuuuuuuuuuuu
      Deusssssssssssssssssssssssssssssss!!!!!!
      Não acredito.
      Eu esqueci.
      :(((((((
      Meu Deus!!!!!
      Vou me redimir. Já!
      Que vergonha!!!!
      Bjs

  14. Arianna Lenci disse:

    Ai Beth, vc é uma figurassa viu! e um e.t. tb… kkkkkkkkkkkkkkkkkk… num aguentei ficar longe do seu cantinho muito tempo, num dá! vc é ótima, levanta nosso astral… uma coisa de louco! rs.
    To passando pra falar que to bem, to viva, to me recuperando dia a dia e aprendendo a ser feliz dia a dia… e claro… to voltando, aos pouquinhos, ams to voltando… rs
    Beijos

  15. Crizzz disse:

    Beth,

    Que sorte a sua, pois vc economiza calorias não comendo chocolate.
    E amo chocolate branco, mas desde que tirei o útero, passei a comer mais chocolate marrom msm.
    Meu problema é justamente doces e bolos de chocolate.
    Vou tentar não comer na pascoa, pq se não eu como tudo de uma vez só!

  16. Vanessa disse:

    ai ai como eu queria odiar chocolate tb…
    Mais pra falar a verdade, hoje em dia já não me faz tanta falta, como antigamente, antes comia todo dia, hoje é só qdo tem alguma festinha ae eu até como. Fora isso não me faz falta, Na pascoa ganho muito chocolate meu pai tem 17 imãos minha mãe 10, então pode imaginar como está a minha dispensa rsrsrsr, vem chocolate até pelos correios, =D Dos tios que moram em recife e no Piaui e que não podem vir pra cá.

    Mais agora eu tenho uma sobrinha dei uns 3 ovos pra ela rs dessas tentações eu me livrei. \o/
    Eu acho que esse “vicio” que todo mundo tem por chocolate é mais costume, midia … se tiracem os comerciais da televisão e não se tocace mais no assunto chocolate, todo mundo ia esquecer dele rsrsrs

    Beth Obrigadinha pelo carinho, as visitas e o apoio
    vc mais que ninguém sabe o qto é importante isso aqui né?

    Bjão no ♥
    bom feriado e feliz páscoa =)

  17. Lela disse:

    Oi migaaa!

    Fui E.T até os 30 (rs!) e depois, não sei porque comecei a consumir várias coisas de que não gostava, o paladar mudou. Dos chocolates, gosto dos recheios e não é qualquer um :
    coco, damasco e ameixa..já tive altos e e baixos com ele, mas nunca beirou a compulsão, graças a Deus!

    Te desejo Boa páscoa!

  18. Valquiria disse:

    Beth vc não é a unica a não apreciar chocolate, tenho um figurinha aqui do outro lado da telinha, um toquinho de gente chamado Guilherme que prefere chupar limão (ele gosta de limão) do que comer uma lasquinha de chocolate, vc acredita?Postei sobre isso no blog dele (http://esbelta-novafase.blogspot.com) e poucas pessoas acreditaram, acharam talvez que eu que era uma mãe neorotica e não deixava meu filho se deliciar com as guloseimas e olha que é totalmente contrario sempre fui uma mamãe super liberal, é claro que priorizo a comida mesmo no prato mas na sobremesa eu sempre deixo ele à vontade para escolher.Muitos acreditam que com o tempo ele vai pegar gosto pelo chocolate mas mamãe aqui acha que não, acho que ele vai igual vc!E eu acho bom, menos gordura no corpitchu!rs E o danadinho pelo jeito nasceu com tendencia à ser magro como o Pai, é alto e magro, vc tem que ver!rs
    Feliz Pascoa pra vc e toda sua familia minha querida!beijos grandes

  19. cacau disse:

    Ah pra mim vc eh um ET sim, e de Varginha!kkkkkkkkk Falando serio amiga, eu estranhei muito quando te conheci e soube que vc nao comia chocolate. Mas eu nao sou Chocolatra, sou docolatra. Basta ter acucar que o fogo no rabo ja acende.rs Entao, entendo numa boa…E fala pro Vicente que a camisa do Luxa eh linda mesmo, ele sabe escolher presente!rs Beijos e boas ferias!

  20. Oi Beth. Você é sem dúvida uma inspiração. Passei para avisar que voltei com o blog. Estou animada e sei que terei histórias de sucesso para contar! Beijos!

  21. Oi Beth. Sempre leio seu blog, você continua sendo uma grande inspiração! Eu costumava comentar e receber comentários seus em 2008. De lá pra cá muitas coisas aconteceram e eu engordei + de 10Kg. Hoje estou retomando tudo, até o blog e as leituras de outras mulheres com mesmo objetivo de mudar de vida… Boa Páscoa sem chocolate! Sorte sua!

  22. Micha disse:

    Passando para desejar uma ótima Páscoa para todos e relembrando que Páscoa é muito mais que coelhinho, ovos e chocolate…
    Páscoa é vida, é renascimento, é esperança.
    Páscoa é tempo de buscar, de meditar, de agradecer, de plantar a paz.
    Tempo de recomeçar!!!

    Uma Feliz Páscoa para você.

    /(,”)\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  23. Daiene disse:

    Querida voltei!

    Adorei seu post, assim como todos. São bem escritos e nos passam uma verdade, porque essa verdade também habita cada ser. Todas nós passamos, pensamos pelas mesmas coisas, apenas não refletimos muito bem sobre.

    Não é fácil essa luta, sabemos disso, tanto que as vezes voltamos a cometer esses “pecados” como se eles não nos atormentassem mais.

    Voltei, abri meu blog novamente, depois de recuperar 10 dos 30kg que havia perdido. Paciência né! Agora é correr atrás do prejuízo!

    Boa Páscoa!
    Bjcas

  24. Lu disse:

    Ahhh minha amiga etezinha… Como eu gostaria de odiar chocolate, rsrsrs.
    Um dia ainda chego lá!rsrsrs
    Festinha de criança pra mim é uma tentação. Por que será que em festa de criança os petiscos são os mais caloricos possíveis? Não deveríamos acostumá-las desde pequenas a ter hábitos mais saudáveis? Por que insistimos em semear nelas nossos pés de jaca? Ah coitadas! rsrsrs
    Te adoro Beth! Assim… de graça! AMMMMO vir aqui e ler seus posts. Me sinto melhor. Verdade! Vi o filme “Você pode curar sua vida” ontem e percebi que tenho dado permissão aos pensamentos negativos e vir aqui é como mergulhar de cabeça numa piscina de positividade que refrigera a minha alma.
    Obrigada querida!

  25. Nanda disse:

    Ahhh, sou dupla libriana; então, cada um, cada um. E sou uma libriana fã de chocolate, apaixonada por chocolate…rs – Beijos e Feliz Páscoa.

  26. Vanessa disse:

    Oi Beth!!!

    seu apoio é valioso para mim, sabia. Agradeço por estar sendo tão presente.

    beijussssssss, e ótimo domingo de Páscoa sem chocolate, mas com muito Amor, Harmonia e Saúde! Brindemos!!!

Deixe um comentário

