Quero que você me aqueça neste inverno… sem me engordar!

Update: Já fizemos 41 encontros lights no RJ, desde 2004. Porém, por motivos diversos (falta de tempo, principalmente), acabamos não tendo nenhum em 2010. Em 2011, vamos retomar esta prática que, comprovadamente, é de grande valor no nosso processo. Então, tchan tchan tchan tchan! Vem aí mais um Encontro da Blogosfera Light carioca! Olha o selinho aí, gente!

Vamos bater um bom papo, trocar idéias, falar dos nossos processos, estreitar laços de amizade, nos incentivar mutuamente, renovar as forças! E aí, quem topa? Eu já topei! E muita gente boa, também.

Pegue o selinho, divulgue no seu blog, entre em contato com a organização através do e-mail indicado no selo para obter informações (endereço etc.), apareça lá!

Garanto que será recebido(a) e tratado(a) com imenso carinho, respeito, alegria e vai sair de lá querendo mais!

Agora, o post!

Final de semana chuvoso, um friozinho que não combina com carioca, e o povo saindo na rua como se fosse esquiar em Aspen! Pudera, é oportunidade rara de tirar o vison do armário, como diz brincando o meu marido!

Saí no início da noite e o termômetro na rua, aqui pertinho, mostrou 19º. Um outro, só um pouquinho mais distante (quase nada), mostrou 16º. Não sei qual dizia a verdade. O fato é que para muita gente isso é só fresquinho, afinal em São Paulo esfria mais e no Sul, não se compara! Mas, para nós, cariocas, isso é frio, ainda mais com uma chuvinha fina. E eu que sou calorenta, para admitir isso, é porque está mesmo! Saí com uma meia-calça canelada, mais grossinha, coisa inimaginável no meu caso aqui no Rio,  e não senti calor.

Estava hoje preparando o almoço e pensando na relação frio x alimentação. Li em vários lugares que no inverno sentimos mais fome porque o metabolismo acelera para repor a energia que o nosso organismo gasta a mais para manter nosso corpo aquecido.  Algo assim.

E pensei em como tem gente que leva isso ao pé da letra, usando como argumento para comer muito, comer comidas pesadas, comer sem regras e, naturalmente, acaba engordando. A culpa é do frio.  Engraçado! No verão, colocam a culpa no calor, que ‘empurra’ para muito refrigerante, sorvete, sundae etc.

Equívoco total. Uma coisa é ter um cardápio adequado às necessidades do corpo conforme o clima, outra coisa é aproveitar para cair de boca num monte de coisas geladinhas ou quentinhas, conforme a estação, sem regra, sem moderação, sem bom senso.  É preciso ter critério, escolher o alimento adequado, a quantidade, a combinação, o momento.

Li hoje mesmo uma matéria em um site na Internet  em que um nutrólogo famoso diz que essa questão de comer a mais no frio está muito mais ligada ao psicológico do que a algum fator metabólico. Até achei legalzinho o artigo, quem se interessar, está aqui.

É preciso bom senso. Então, eu ia cozinhando e pensando, conversando comigo mesma, reforçando a convicção de que comer demais e/ou errado rotineiramente, seja qual for a época do ano, não dá certo..

Se nem todo dia há tesão para comer salada e, em contrapartida, existe uma vontade/necessidade de mais comidas quentes, beleza, vamos ter critério, escolher direitinho, preparar coisas deliciosas ou, se for na rua, fazer escolhas mais apropriadas.

Eu estou decidida a não cair nessa cilada. Por muito menos, menos mesmo, me atrapalhei tanto! Nem pensar.

Uma dica: filé de frango a parmegiana, assado no forno, delicioso. Preparei hoje e deixo a receita. Achei várias na Internet, peguei um pouco de uma, o resto de outra e pronto, deu certo, adorei.

Porém, atenção, galera! Mesmo com a redução de gordura e kcal promovida pela alteração na receita original desse prato, tem que haver moderação! Se a gente comer mais do que deve, aí não adianta nada, tá?

Frango à parmegiana assado
Ingredientes

  • filés de peito de frango
  • sal, pimenta do reino (eu não usei) e alho amassado a gosto, para temperar
  • 1 colher de sopa de maionese light rasa, para cada filé (se o filé for pequeno, menos que 1 colher de sopa dá bem, pois é só para garantir a aderência do farelo abaixo)
  • torradas de pão integral light (usei o de 7 grãos) bem esfareladas (eu bati no liquidificador p/ facilitar)
  • molho de tomate (se for tomate natural batido, melhor ainda, mas eu usei pomarolla)
  • óleo suficiente para untar a forma (se fizer numa forma anti-aderente, não precisa do óleo!)
  • maionese light
  • mussarela light fatiada (fina)
  • óregano a gosto

Temperar os filés e besuntar com a maionese light, depois empanar passando no farelo de torradas. Colocar numa forma anti-aderente (ou pirex, neste caso tem que usar um pouquinho de óleo para untar), levar ao forno para assar (primeiro um lado, depois vire os filés). Depois, colocar o molho de tomate, a mussarela, o orégano e levar novamente ao forno para aquecer o molho e derreter o queijo.  Fica ótimo e se a gente não contar, ninguém saberá que não foi frito!

Obs.: Poderia ter feito sem empanar, levaria o filé grelhado ao forno com molho e queijo, mas aí seria frango a Pizzaiolo e não a Parmegiana, que o maridinho já andava querendo há tempos.

Acompanhei com arroz de açafrão com cenoura raladinha e alho-poró picado misturadinhos,  que ficou show de bola. Ainda aproveitei para gratinar uma couve-flor já cozida que tinha na geladeira.

Assim, um almoço de sábado bonito e gostoso que, definitivamente, não foi trabalhoso, o preparo foi rapidíssimo no que dependia da minha intervenção e o resto foi ficar atenta ao tempo de fogão e forno. Valeu a tática de ter na geladeira coisas semi-prontas, isso dá agilidade.

E, como disse aí em cima, comi com moderação. Tem valido a pena ficar atenta, firme, sem me privar de nada, mas sem cair no oba-oba. Oba eu tenho dito, mas quando boto uma roupa e ela cai melhor no corpo, quando certa roupinha que ainda outro dia me fez passar um sufoco tremendo se rende… mas isso eu vou contar outro dia, aguardem…

Beijos, bom domingo e boa nova semana! Vamos em frente! E,  para aquecer o corpo, vamos usar agasalhos, vamos comer coisas quentes adequadas, mas com equilíbrio, bom senso, vamos fazer atividade física para quem pode fazer (logo poderei de novo). Para aquecer a alma, aí é amor, amor e amor.

Fiquem com Deus!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

22 respostas para Quero que você me aqueça neste inverno… sem me engordar!

  1. Dani disse:

    Olá Beth,

    Delícia de receita. Vamos comer gostoso, mas coisas saudáveis e como você mesma disse, com moderação, o frio não é desculpa para se descontrolar.

    Grande beijo

  2. Beth, querida… falou e disse. Faz tempo que penso neste assunto, em como tem gente que usa do argumento “inverno” para comer muito mais, detona uma barra de chocolate e diz “comi pq está frio e preciso de mais energia”.
    Tbem pensei em escrever um post sobre isto mas como sou “ruim com as palavras” fiquei com receio de parecer antipático mas vc escreveu e acertou na mosca.
    Eu li recentemente que a necessidade a mais é de apenas 200 calorias. Tem gente que come 2000 cal a mais e bota a culpa no inverno.
    Uma ótima alternativa para se aquecer e não engordar no inverno são as sopas… eu estou fazendo uma agora para tomar a noite… de frango com muitos legumes e pouca batatinha que quem vai comer vai ser a filhota. Eu vou ficar com o caldo quentinho, legumes e frango… sem batata… vou me aquecer sem me entupir.

    Beijos e ótimo texto, como sempre
    Boa semana

  3. Edite Lima disse:

    Ah, beth, concordo com vc. Nesse friozinho fica sempre a tentação de comidas calóricas. Parece que tudo que aquece é sempre o mais calórico. São sopas e caldos quentes…chocolates quentes… chás….etc..etc..
    Somente mesmo com muita determinação e disciplina fugimos dessa comilança toda. E vc já provou que é possível. Adorei a receita. Peito de frango à parmegiana é o preferido de meu filho. Adorei a variação com farinha de pão integral light. E sem dúvida, o assado deve ser a preferência em vez da fritura. Grande abraço.

  4. Vanessa disse:

    Oi Beth!!!

    ontem na palestra que estou indo com a Paty, a nutri tocou exatamente neste assunto. Inclusive disse que na realidade este período (de frio) é ideal para o emagrecimento pois realmente nosso organismo gasta mais energia… mas é claro, devemos manter a dieta ( e isso é o que raramente acontece, né ).

    agora…. quanto à parmegiana…..hummmm… delícia!!!! Vc está uma cozinheira de mão cheia,hein! : )

    beijussssss e uma ótima semana light ( com cachicolzinho para aquecer do frio )!

  5. Milena disse:

    Caramba! 41 encontros? Pena que estou longe… Boa semana.

  6. fabi disse:

    Oi querida!!Aqui no Sul está sendo feito encontros,mas não consegui ir em nenhum ainda devido à outros compromissos na mesma data..
    Sobre o frio,este final de semana fez bastante frio aqui!Meu pai mora aí e me disse que tb tinha esfriado né?O friozinho pede uma sopinha,que espanta o frio e é leve!
    Mas adorei a dica da receita,vou copiar!!Beijo e boa semana!

  7. Que delícia de receita! Aqui em casa para aquecer minha filha pede sopa de legumes, e acabo fazendo quase toda a noite, e aquece mesmo. Todos aprovam!

    Bom início de semana pra você também!

    Bjocas

  8. disse:

    Oi Beth Querida! Obrigada pela visita e pela preocupação lá no meu meu blog. Não está acontecendo nada não, apenas estou navegando por outras águas fora da blogosfera. Depois que o marido começou a ler meu blog travei, sabia? Sério! Ele lia, e vinha com uns comentariozinhos na maioria das vezes jocosos, ainda que não maldosos, que me deixavam um tiquinho irritada. Passei a escrever sabendo que ele leria e aí me sentia meio censurada, tolhida. Talvez não fosse o caso de deixar de escrever, mas juntou que andava meio desanimada e aí resolvi pausar. Continuo no controle do peso, mas sem novidades e nem grandes resultados, mas continuo. E continuo lendo seus posts também (li os 10 que vc escreveu nas férias de uma tacada só, rsrsr). Mas é isso. Nada de mais, nem de menos, só indo meio devagar.
    Bjs e ótimo encontro prá vcs aí do Rio!

  9. Aline disse:

    Amei a receita, básica, simples e com certeza deliciosa, qq dia vou fazer. Beijos e ótima semana!!!

  10. Alaide disse:

    Oi querida! deve ter ficado gostozo esse filé vou fazer aqui em casa,com certeza amiga a gente sempre quer jogar a culpa em alguma coisa ou pesssoa temos q assumir,pq o inverno não engorda quem engorda somos nós que não ficamos atentos as ciladas dos dias frios mts bjs!!! saudades ! sobre o encontro do dentro se não estiver trabalhando com certeza bjs!!

  11. Elaine disse:

    É por aí mesmo! Eu também já havia dado um start lá no blog sobre o inverno e a alimentação.
    Mesmo que o nosso corpo precise de um ‘plus’ de calorias a mais, não significa que precisa ser comida cheia de gorduras ou fora do contexto da RA.
    Dá pra se organizar, utilizando frutas com canela no microondas, cházinhos, mingau light de aveia, sopas, legumes…As carnes podem virar um belo ensopado ao invés de fritas, enfim…É só usar a criatividade e bom senso. E depois ter belas surpresas com a balança, em frente ao espelho, nas roupas e acreditem…MUITOS ELOGIOS!!

    Beijcoas carinhosas

  12. Lisa disse:

    qdo a temperatura do nosso corpo cai, nosso organismo pede aquecimento, pede energia e nosso cérebro sabe que comida safistaz a tal pedido… é por isso que no frio a gente engorda.. e mesmo no verão, é comum a temperatura basal cair um pouco na segunda parte da tarde e buscarmos algo que comer… da próxima vez que isso acontecer, tome um chá quente e espere… na maioria das vezes isso basta pra acertar a temperatura do nosso corpo e o que pensamos ser fome, era pensamento apenas…

    eu achava muito legal ler e ver fotos dos/sobre os encontros da moçada emagrecente nos seus tempos de VP… que bom que tais encontros vão acontecer novamente! mas não torture a gente escondendo o número que a balança mostra… compre pilha nova pra sua balança antes do encontro, OK? se possível leve sua balança e dê uma de VP durante o encontro… rs… com direito a palmas e tudo o mais que motiva tanto qdo estamos em fase de emagrecimento e de mantuenção tb, oras.

    • Beth disse:

      kkkkk
      Não é tortura não, Lisa! E se eu contar que comprei, finalmente, já há uns 10 dias? Combinei com o Vi que primeiro vamos testar com algo que saibamos o peso (por exemplo, pacotes de alimentos), e depois eu subo. Só que, acredite, não tinha em casa um pacote fechado de nada! Só nós dois no dia-a-dia, um saco de 1 kg de arroz leva séculos para terminar, não compro o de 5 kg senão leva 1 ano! kkkk Aí, deixei para quando fizer compras, juntar 1 kg de algo, com 1 kg de outro… Aí, fui no mercado e não precisei comprar nada assim. Aí, acabei esquecendo mesmo. Lembrei ontem, o Vi até perguntou da pilha. NÃO SEI ONDE ENFIEI, estava na bolsa, tirei do pacotinha e ela sumiu. Vou achar. Em poucos dias, certamente contarei aqui. kkkkk Beijossssssssssss

  13. Tetê disse:

    Minha amiga… dessa vez eu é que tive o piripaque! Acabei um post e estou sentindo que está na hora de sair da telinha… Estava morrendo de saudades, louca prá saber as novidades e dar notícias! Aos poquinhos estou voltando! Bjks Tetê

  14. Lela disse:

    Oba!

    Tem Encontro de blogueiras, tem receitinha…que novidades boas!

    Tem matéria sobre alimentação…gostando de ver!!!

    Vou divugar, pode deixar e quero estar lá no dia!

    VAMOS NOS VER E CONHECER MUITA MULHER BONITA!

    Beijussssss

  15. Cris disse:

    Oi amiga,
    Estive no Rio no final de semana, e que frio hein?! Na Serra chegamos a pegar 10 graus. O povo tava msm tirando o vison do armário, rsrs. Tinha cada casaco exagerado para o frio que tava fazendo…Mas no domingo no almoço na serra voltando para BH juro que passei frio de verdade eu estava só de jaqueta jeans. Aí nao segura né?!
    Beth, já reparou que depois de muito fazer RA tem umas comidas que a gente esquece? Há um bom tempo atrás eu amava um filet a parmegiana super farto que servia num restaurante aqui, vinha um bife enorme, pure de batata e arroz, e juro era prato para umas 3 pessoas que eu comia sozinha, rs.
    Hj acho que nao aguentaria metade ainda bem né, a gente vai ficando educada, kkk.
    Sempre bom uma receitinha light…essa com certeza vou testar!
    Bjs CRis.

  16. ♥ Cris disse:

    precisava ter esses encontros aqui em São Paulo, até hoje só fui em 1… ;(
    sobre sua pergunta no blog, tem muita novidade amiga, nem todas boas, mas a gente dá a volta né? reage sempre isso é que importa…
    sobre o inverno, eu sofro muito, dizem que pacientes de fibromialgia tem mais sensibilidade a temperaturas extremas, por isso ando que nem um pinguim, mas nessa época gosto mesmo é de tomar sopa, comer comidinha caseira, os pecados ficam por conta da pipoquinha embaixo da coberta e o capuccino a tarde (se der pra vir acompanhado de um pão de queijo então, fica perfeito)…mas sabe que li (e já comprovei) que é mais fácil emagrecer no inverno? porque o metabolismo aumenta pra manter a temperatura do corpo e se a gente fizer atividade física e comer direitinho, não tem erro, vai chegar no verão com o corpinho enxuto…fácil né? então porque não faço?! |(

    Adorei a receita viu?
    Eu faço muita coisa assada e no microondas, facilita além de dispensar óleo…

    Beijoca pro cê, linda semana!

  17. Nanda disse:

    Beth, já estou me exercitando; falta criar coragem pra aliar o exercício a dieta…rs – Beijos e a festa do IP é hoje. Se puder, apareça.

  18. Cris disse:

    Ai, que receita boa…frio não é desculpa para comer feito doida, mas que as coisinhas quentinhas e gostosinhas ficam mais quentinhas e gostosinhas, isso ficam…hahahahaaa…
    Aqui na rua onde trabalho tem uma padaria ótima, eles servem almoço, tem uma varandinha e tudo, e agora vão começar a servir caldos…deu até vontade de fazer uma sopinha, faz tempo que não tomo sopa! Mas não vou me empanturrar nos caldos não, pode deixar…hahahaaaa…

    Bjs!

  19. Electra disse:

    Que pena que moro longe e não poderei ver minha musa inspiradora :o(
    No outono/inverno é muito bom saborear sopinhas noturnas, né?
    E – mesmo assim – ficar de olho para não cair no conto da sopa.
    Esta semana fiz uma sopa de abóbora com carne seca desfiada, e não imaginava que era calórica (dããããr)
    Bjo

  20. Obrigado beth pela força sempre ok adoro vc.

  21. Rogeria disse:

    Uau, Beth prendada, dando receitinhas,me pareceu deleciosa vou fazer!E o mais gostoso o encontro ligth, tava sentindo falta das fotos destas reunioes!
    Saudades
    Bjus
    Ro

Deixe um comentário

