Destralhando-me

Fiquei tão contentinha por vocês terem gostado do meu novo cantinho! Eu também estou adorando.

E por falar em renovação, recebi há uns dias o texto abaixo, que tem muito a ver com a minha fase atual e como gostei muito, vou compartilhar com vocês. Tomara que também gostem.

“DESTRALHE-SE”
Texto: Carlos Solano

“-Bom dia, como tá a alegria”? Diz D. Francisca, minha faxineira rezadeira, que acaba de chegar.
“-Antes de dar uma benzida na casa, deixa eu te dar um abraço que preste!” e ela me apertou.
Na matemática de D. Francisca, “quatro abraços por dia dão para sobreviver; oito ajudam a nos manter vivos; 12 fazem a vida prosperar”.
Falando nisso, “vida nenhuma prospera se estiver pesada e intoxicada”.
Já ouviu falar em toxinas da casa?
Pois são:
– objetos que você não usa,
– roupas que você não gosta ou não usa há 1 ano,
– coisas feias,
– coisas quebradas, lascadas ou rachadas,
– velhas cartas, bilhetes,
– plantas mortas ou doentes,
– remédios vencidos,
– meias velhas, furadas,
– sapatos estragados…

Ufa, que peso!

“O que está fora está dentro e isso afeta a saúde”, aprendi com D. Francisca.
– “Saúde é o que interessa. O resto não tem pressa”!, ela diz, enquanto me ajuda a ‘destralhar’, ou liberar as tralhas da casa…

O ‘destralhamento’ é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda as outras
ventuais terapias. Com o destralhamento:
– A saúde melhora;
– A criatividade cresce;
– Os relacionamentos se aprimoram…

É  comum se sentir:
– cansado,
– deprimido,
– desanimado, em um ambiente cheio de entulho, pois “existem fios invisíveis que nos ligam à tudo aquilo que possuímos”.

Outros possíveis efeitos do “acúmulo e da bagunça”:
– sentir-se desorganizado;
– fracassado;
– limitado;
– aumento de peso;
– apegado ao passado…

No porão e no sótão, as tralhas viram sobrecarga; na entrada, restringem o fluxo da vida; empilhadas no chão, nos puxam para baixo; acima de nós, são dores de cabeça; “sob a cama, poluem o sono”.

-“Oito horas, para trabalhar; Oito horas, para descansar; Oito horas, para se cuidar.”

Perguntinhas úteis na hora de destralhar-se: – Por que estou guardando isso?– Será que tem a ver comigo hoje ? – O que vou sentir ao liberar isto?
…e vá fazendo pilhas separadas…
– Para doar!
– Para jogar fora!

Para destralhar mais:
– livre-se de barulhos,
– das luzes fortes,
– das cores berrantes,
– dos odores químicos,
– dos revestimentos sintéticos…

e também…
– libere mágoas,
– pare de fumar,
– diminua o uso da carne,
– termine projetos inacabados.

“Se deixas sair o que está em ti, o que deixas sair te salvará..
Se não deixas sair o que está em ti, o que não deixas sair te destruirá”,
arremata o mestre Jesus, no evangelho de Tomé.

“Acumular nos dá a sensação de permanência, apesar de a vida ser impermanente”, diz a sabedoria oriental. O Ocidente resiste a essa idéia e, assim, perde contato com o sagrado instante presente.

D. Francisca me conta que: “as frutas nascem azedas e no pé, vão ficando docinhas com o tempo”.. a gente deveria de ser assim, ela diz: -“Destralhar ajuda a adocicar.”
Se os sábios concordam, quem sou eu para discordar…

Então, estou nessa. Dá trabalho, leva tempo. Mas, vale a pena. E o pontapé inicial já foi dado, o negócio é levar em frente.

O tempo não sobra, todos os dias, p/ poder ser mais ágil nas ações, mas a gente faz o que pode, só que sem embromar. Aos poucos, uma coisinha de cada vez, daqui a pouco muito já terá sido feito.

E vocês? Como estão? Há muito que destralhar por aí?

Gente boa, vamos continuar a orar e ajudar, na medida do possível para cada um, aos atingidos pelas chuvas, tá? Como ajudar: CLIQUE AQUI
Beijos!

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

37 respostas para Destralhando-me

  1. Beth querida, o que eu mais gostei na sua nova casinha é receber os posts via e-mail!! 🙂 hehehe Assim, não vou perder nenhum!! 😉 Beijão e boa terça!! Ah!! Amei o texto!!! Já repassei pra uns amigos e família!! 😉 Beijooooo!!!! Cris

  2. bethrueda disse:

    Eu ainda estou tão sem prática no WordPress que nem sabia que ia aviso por e-mail! hahahaha
    Beijo

  3. Rogeria disse:

    Eu preciso me destralhar materialmente falando e destralhar sentimentos ruins para adocicar minha vida, destralhar-me dos medos ufa so de citar ja me sinto leve!
    Bjus
    Ro

  4. Andrea disse:

    Oi queridona!!!!
    Gostei da nova casa, embora gostasse muito da outra também.
    Mas, mudar é preciso e faz muito bem!!

    Adorei demais o texto desse post, e ó; tem duas coisas importantíssimas nele que adotei já faz uns dias e tenho certeza que irá me “destralhar” legal, rsrs. Depois te conto.

    Infelizmente ainda tem coisas (pessoas) que não consigo perdoar…
    Sabe, é tão difícil aceitar que alguém possa te ferir, te denegrir mesmo depois de ter recebido tanto apoio, tanta ajuda sua, entende? Isso aconteceu comigo.
    Apostei tanto numa pessoas (no trabalho), ajudei (quando ninguém mais ajudou), acreditei (quando ninguém acreditava na sua capacidade), coloquei pra cima mesmo e o que eu ganhei?? Uma punhalada nas costas! Então, no meu caso, perdoar é algo que ainda exige muito… talvez um dia eu consiga e me sinta também mais leve.

    Estamos todos melhores da pneumonia. Filhote tá no fim dos antibióticos, mas está bem.

    Fiz doações pras vítimas do Rio e oro bastante também. O que vimos na tv foi muito chocante e não tinha como não ajudar.

    Em São Paulo a coisa também tá feia… tem lugares que chove e alaga tudo. Moro próximo de uma dessas áreas e sempre ajudamos. Não é fácil. As famílias perdem o pouco que tem.
    Já doei quase todos os lençóis e toalhas que tinha, rsrs.
    Mas faz bem. Divido com prazer o que eu tenho.
    Não é muito, mas divido.

    Espero que esteja tudo bem aí.
    Volte depois pra contar mais novidades.
    Beijos!!!

  5. Jana disse:

    Adorei o texto. Agora, a pergunta que não quer calar é: a D. Francisca tá disponível? Pago bem, dou refeição, vale transporte e até cafuné. Bjs

  6. Nanda disse:

    Preciso mostrar isso pra d. Conceição – minha mãe…rs – O lema dela é: Quem guarda, tem. Preciso diser mais?rs – Beijos e parabéns pela casa nova!

  7. Lu disse:

    Oi querida! Vc já está nos meus favoritos, que agora atualiza. Lembra que comentei que o anterior não aparecia pra mim? Mais um ponto positivo do seu novo cantinho…rs
    Bom, qut ao texto…
    Tb tenho coisas com as quais tenho de me desfazer. Mas elas estão dentro de mim.
    As que estão fora, eu não dou tempo pra isso acontecer. Detesto coisas remendadas, lascadas, roupas sem uso, perfume, qq coisa.
    Dou sem apego nenhum.
    Meu marido costuma dizer que não compra saco de lixo grande senão eu ponho ele dentro…rsrs

    Bjs!

  8. ana carolina disse:

    Beth… minha querida amiga… obrigada pelo carinho…
    Adorei esse texto… eu tb estou dando um jeito na minha tralha…
    Tô bem e me cuidando com o carinho que eu mereço… só não consigo postar muito no blog… a Manu está tomando toda a minha atenção… oh coisa boa né… rsrsrs
    beijos…

  9. Magui disse:

    Mudança é sempre bom. Para mim,seu templat ainda está incompleto e , parece que o wordpress não é bom.Pelo menos vários blogueiros usaram este site e depois saíram.Acabaram no blogspot.Vamos ver se vc vai gostar.

  10. Lili Bolero disse:

    Oi Beth…
    Amei sua nova casinha. Muito arrumadinha, bem clean e super organizada.
    Espero que seja muito feliz aqui e continue nos alegrando com suas visitinhas.
    Moro em um apartamento muito pequeno e gosto de tudo em seu lugar por isso eu vivo me destralhando. É bom porque constantemente exercitamos o desapego.
    Preciso muito perdoar uma pessoa, mas ainda não cheguei nesse ponto de evolução. Penso nisso todos os dias e essa noite até sonhei. Vamos ver se consigo dar o primeiro passo hoje mesmo.
    Um beijo grande e tenha uma ótima quarta-feira.

  11. Nilce Octavia disse:

    Oi miguxa linda… amei seu novo cantinho!
    O meu tbm estar num ambiente novinho..rsrsrs!
    Como sempre amo ler suas postagens ,bjus carinhosos, fique com Deus!

  12. Elaine disse:

    Oi…queria ter vinto antes, no primeiro comentário, mas com o note no conserto não foi possível.
    Acontece mesmo na vida da gente, um momento em que é preciso deixar o velho, é preciso renovar, mudar, agitar, oxigenar…até para tudo ter um sentido novo.
    Este texto aí é maravilhoso. Destralhar-se…É preciso se deixar, se permitir destralhar-se. Destralhar-se de emoções negativas, de hábitos nocivos, de pessoas que talvez num momento atual, não façam mais sentido. É preciso abrir espaço para o novo!
    Conte sempre comigo…Tô com você também nesta nova fase.
    Um super beijo!

  13. Elaine disse:

    Oi….até que enfim, meu note ficou pronto e posso passar aqui na sua casinha e tomar um cafézinho!
    Isso aí querida! Viva seu momento, destralhe-se, se abra para o novo.
    É preciso se livrar mesmo de sentimentos negativos, hábitos nocivos e pessoas maléficas (infelizmente elas existem, sim). E abrir um ‘tantão’ assim de espaço para coisas novas: sentimentos novos, hábitos reciclados, pessoas bacanas.
    Desejo que este cantinho seja uma ponte de positividade entre você e seu “tantão” de discípulos e seguidores.
    Mas meu maior desejo é que neste novo cantinho, você se revitalize, se recicle para alcançar todos os seus objetivos!
    Eu estou sempre com você…pode contar comigo!!!!

    Beijocas carinhosas

  14. Aline disse:

    Olá Beth…
    Como vc esta?
    AMEI sua nova casa….achei que esta linda e moderna.
    Eu sumi um pouco pois tive uma semana daquelas…mas estou de volta.
    Que saudade de ler seus textos.
    Aliás, há tanto que destralhar aqui na minha vida…no meu coração…no meu quarto.
    Boa semana amiga e obrigada por estar sempre tão presente, mesmo quando eu não posso retribuir toda essa imensidão de amor que me é tão importante em tantos sentidos.
    Muitos beijos
    Ah! ganhei um selinho e indiquei ele para você…postei no meu blog.

  15. Caarol disse:

    Oii !
    VOlteii!
    POis é.. to estudano p um concurso.. mais to firme na dieta!
    Consegui emagrecer 3 kgs e meio!
    E vc? Quais sao as novidads? vc tem msn?

    Bjooos ( :

  16. aline disse:

    Puxa devo teconfessar que os ares da muança tb estão por aqui…retomei minha r.a no peito e na unha…sem mais mais mais ou as outras ites da vida….e estou com aquele sorriso bobo na face que só quem se cuida e se sabe forte tem….
    Abri realmente espaço para o novo…troquei de emprego….estou mais vaidosa…usando roupas que antes não usava….até um cinto comprei…..huhu…estou me dando a oportunidade de conhecer pessoas…paquerar…ser paquerada….enfim como disse a REGINA CASÉ tirei a vida do armário……
    Ah mas principalmente estou a prendendo a ter amor por mim mesma…..

    Beijos lindona !!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Sylmara disse:

    oi Beth lindinha sua casa nova amei, eu estou com saudades de seus comentarios, tenho um surpresa emagreci neste fim de ano 2 kilosssssss que legal ne
    fique com Jesus ta bjsssssssssssss

  18. Ludimila disse:

    Olá, querida…amei seu novo cantinho. Vc sempre tão gentil e cheia de dicas pra dar. Vc é minha inspiração…..
    Grande beijos!

  19. Bruxa do 203 disse:

    Adoro me livrar das coisas, adoro arrumações, principalmente quando saem sacolas bem cheias de lixo e coisas para doar.

  20. Jana disse:

    Ai linda a casa nova, e menina tenho muito que me destralhar, adorei o texto.

    beijos

  21. Val disse:

    Minha linda, estou aqui pra prestigiar sua casinha nova e declarar mais uma vez o quanto te admiro e és inspiradora pra mim, amei sua casinha nova o post de hoje como sempre arrasando! Já imprimi pra levar pro meu primeiro dia no trabalho ( volta ás aulas), pois o que professor mais precisa é destralhar-se, kkkk!
    Beijokas
    P.S. Estou de casinha nova também!

  22. Rebecca disse:

    Eu tambem preciso de uma boa destralhagem (?)

    Preciso tirar as tralhas dos armarios, da sapateira, do corpo e da vida.

    Recomecei bem o VP, né? O melhor é que cada vez se adquire mais força e comprometimento, né? Dessa vez tem que ir, se nao for, a faca vai resolver. Risos!

    Quanto ao Magrelo, doeu! Hehe!

    Bjs!

    • bethrueda disse:

      É… sei como é isso. Faz parte.
      Vinícius de Morais, o poetinha querido, cantou em uma de suas obras primas:

      ‘Quem já passou por essa vida e não viveu
      Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
      Porque a vida só se dá pra quem se deu
      Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
      Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não……’

  23. Lisa disse:

    Por mais que eu tire coisas dessa casa, ainda tenho tralha! Essa semana estou por levar uma sacolona pra doar. Ah de alguém que comentou que não consegue perdoar, outro dia uma celebridade da TV americana disse que trazia por décadas uma bronca profunda de outra pessoa qdo viu a fulana num local toda sorridente e feliz da vida… ou seja aprontou pra outra e segue a vida na boa. Quem guarda a raiva fica lá morgando… mas é assim mesmo que a gente faz. E a bronca que a gente guarda e vai carregando pela vida afora tem mais a ver com nosso EGO… é um enrosco nosso, essa é a verdade.

  24. angelica disse:

    Bom dia com alegria amiga!!!! maravilhosa sexta e um abençoado fim de semana!!!!!!A janela da felicidade estará sempre aberta para aqueles que exercerem a humildade sobre todas as coisas. bjs amiga!!!!!!! estarei ausente alguns dias mas não me abandone!!!!!!!!!

  25. Lela disse:

    Ai miga!
    Já não sei se vc é das minhas ou se eu sou das suas…aha!

    Concordo com o texto, faço isso; sou de destralhar tudo! maridão fica bobo! filhos escondes as coisas pra eu não jogar fora…hoje de manha minha filha já tirou “um saquinho” ff quarto com um pesar…rs!
    Amei o texto, sou a favor de ti e de uma vida leve…

    Parabéns pelas novas energias no no novo cantinho
    tá lindo
    tá fresco

    totalmente destralhado…

    (gostei…)

  26. Raiane disse:

    Eu vou7 fazer para Fonoaudiologia!

  27. Andrea Aoki disse:

    Oi Beth 🙂

    Nunca sei como agradecer suas palavras lá no blog, vc é incrível mesmo! Hoje estou bem melhor e mais confiante!!! Graças a Deus e a força de vcs, como o blog é importante né?
    E seu cantinho novo está lindo, uma graça, eu acho o wordpress super clean e elegante =)

    Adorei o texto, eu adorooo organizar, jogar tralhas fora rsrs, tudo a ver com o novo ano né? Espero engrenar agora e ter mais um pouco de paciência 🙂

    Feliz 2011 pra vc minha querida, tudo de bom sempre, vc é um anjo nesse mundo de blogs, beijos *****

  28. Lu Pinheiro disse:

    Oi amiga…
    que ótimo texto…
    realmente amei seu novo cantinho e muito obrigada pelo seu enorme carinho hoje comigo…
    tenha um ótimo FDS…
    bjs da Nega

  29. ♥ Cris disse:

    Pois é querida, eu comecei a ‘destralhar’ ainda no ano passado, depois da doença da Susi senti uma necessidade enorme de abrir espaço na minha vida, como voce disse leva tempo, dá trabalho, mas as recompensas são imensas, eu fui buscar inspiração no Feng Shui e é exatamente isso: organizar a casa, o coração, a mente, a alma, desapegar de tudo que pode trazer qualquer negatividade e abrir espaço na vida pra coisas novas, boas e positivas…

    Sobre o blog, eu adoro o wordpress, dá um pouco de trabalho até acostumar, se quiser uma ajuda só chamar, a gente pode marcar no msn e fazer um ‘up’ on line ok?

    Sobre a recarga de queratina, sinceramente amiga? que invejinha de você!!! quando tinha cabelo comprido eu me limitava a lavar e pronto, mas fui inventar de cortar e me lasquei todinha – claro que eu tô adorando esse cabelinho curto, mas não recomendo pra ninguem fazer uma doidera dessas, tá dando mais trabalho do que quando era comprido…por isso fiz a escova, mentaliza amiga, esse calor de quase 40 graus e eu fritando as caspas no secador? ninguem merece…

    Beijoca pra ti

    Bom final de semana!

  30. Micha disse:

    Beth, lindona, amei seu cantinho novo…tdo clean, amei.

    esse texto é mara, e no final do ano passo me destralhei em todos os sentidos…
    achei lindo seu coment no blog da tati, sobre roda gigante x vida..espetacular.
    vc é uma pessoa maravilhosa, te admiro demais…

    Um ótimo fim de semana para você!!!

    /(,”)\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_…………….

  31. Fabi disse:

    Oi Beth.

    Nossa, te acompanho faz muito, mas muito tempo, mas nunca tive coragem de deixar um comentário, eu era meio bobinha com esse negócio de blog, agora que tenho um, e sei o quanto é importante a motivação das amigas blogueiras, estou aqui deixando um pitaquinho e dizer, que você é uma inspiração mesmo.

    Parabéns por toda essa batalha vencida é claro.

    beijo no coração

  32. LEILA disse:

    Eu meio que amei este texto vou até roubar e imprimir.
    Bjs

  33. renata disse:

    Adorei o texto. Sou uma pessoa “destralhada” no sentido material. Tenho pouquissimas coisas que não uso, só tenho apego a algumas roupas que não servem e tenho pena de desfazer, fico imaginando que um dia vou usá-las novamente, que vou emagrecer. Mas tirando essas roupas não guardo nada que não uso. Fazer faxina em armários e gavetas é uma diversão. Mas sentí que preciso me ” destralhar” emocionalmente de algumas coisas. É uma tarefa muito difícil, mas vou coseguir pra poder viver melhor e mais feliz.
    Amei o blog novo, muito mais bonito. Parabéns.

  34. Kaká disse:

    Oi Beth, quanto tempo! Estamos todas de casinha nova então, hein?! Mudei o endereço do blog também (antigo: meudiariolight.zip.net): agora é: blogmeudiariolight.blogspot.com, ok? Adorei esse texto! É muito bom mesmo darmos sempre uma renovada em nossas vidas, nos livrar de coisas que não nos agradam e consequentemente não estão nos trazendo felicidade. Boa prova disso com certeza é o cantinho novo. Novo ânimo, vida nova, ano novo, tudo novo! Só as amizades, graças a Deus, continuam as “velhas” e claro, abertas a novas amizades sempre. Beijo grande no coração, ótima semana e não some, tá?

  35. Cintia disse:

    Que presentão de ano novo eu ganhei.
    Foi reencontrar o seu blog e o melhor saber que está bem. Estou nessa fase de destralhe em casa também.
    Cada dia faço um pouquinho…e logo logo tudo estará funcionando muito bem.

    Beijão

    • Beth disse:

      Oi Cintia! Presentão recebo eu, ao receber visita de pessoas bacanas como você.
      Andei afastada do blog, mas aos poucos vou retomando e ontem já fiz um post novo. Conto com você, tá? Beijo grande!

Deixe um comentário